Um departamento de saúde do estado, por exemplo, processa centenas de milhões de reclamações de medicamentos, que totalizam bilhões de dólares por ano. O departamento implementou um projeto de data warehouse que inclue um componente de data mining SPSS. Essa iniciativa economizou milhões de dólares do estado em seu primeiro ano de operação, em parte, devido ao modelo preditivo que detectou o mais provável exemplo de fraude. Por saber em que caso se focar, investigadores das agências tinham uma taxa mais alta de sucesso na identificação e recuperação de pagamentos impróprios.

Enquanto os métodos atuais pegam tipicamente as fraudes depois que o pagamento foi feito, colocando os pagadores na posição de ter que recuperar a dívida, o novo método é feito para detectar prováveis fraudes antes que elas sejam feitas. Isto minimiza a necessidade de uma cara coleta de esforços e representa uma etapa primordial para ir adiante combatendo pagamentos impróprios. A capacidade em tempo real de desenvolvimento das ofertas de soluções da DMSS permitem que a organização tome uma atitude pela pequena “janela” entre a submissão e o pagamento da declaração.

Proteger a saúde pública

Os departamentos de saúde pública funcionam como monitores, pesquisadores e educadores. Suas equipes devem prestar atenção na tendência, tanto localmente quanto cruzando as fronteiras, tanto em doenças transmissíveis como a gripe quanto em condições crônicas como a diabete. Eles precisam entender as causas por trás das tendências. E eles devem fornecer orientação ao público e as equipes responsáveis pelos tratamentos, tanto em situações de emergência, quanto em atividades diárias.

A arquitetura aberta e as características avançadas das soluções DMSS as tornam ideais para ajudar as agências de saúde pública e empresas. Ao pesquisar o público sobre seus conhecimentos e atitudes em relação a um certo tema de saúde, as soluções DMSS protegem a privacidade individual enquanto torna fácil para as agências coletarem informações através de vários de canais.

Outra forma em que as soluções DMSS podem ser usadas é em vigilância sindrômica. É um processo que as agências precisam analisar dos dados de saúde, “descascando” qualquer identificação pessoal, para descobrir padrões e associações que sugerem a presença de certa síndrome e a necessidade de um responsável pela saúde pública. Porque os dados vêm de muitas fontes diferentes, registros de admissão da sala de emergência, registro de vendas da farmácia, e relatório de ocorrência de segurança pública, entre outros, abertura e o uso eficiente dos recursos computados são essenciais.

Ir ao encontro de novos desafios

O custo com saúde continuará a ser preocupante, particularmente em nações industrializadas onde os idosos, que requerem mais recursos em saúde, englobam uma alta proporção da população. Uma maneira de ajudar na contenção dos custos é cortar a quantia de manipulação de papel envolvida em cada fase do setor de saúde, desde visitar o médico para colher as receitas até o pagamento dos médicos e contas do hospital. Já existe a tendência em direção à entrada computadorizada de ordem médica e registros médicos.

O aumento do uso da Web oferece oportunidades para melhorar a comunicação entre todas as partes envolvidas na área de saúde. Os clientes usam a Web para pesquisar condições médicas, tratamentos e cuidados e para comprar medicamentos. Os médicos e outros fornecedores da área de saúde cada vez mais se comunicam um com o outro, com pacientes e com pagadores eletronicamente. Nesta área, a solução de Web mining oferecida pela DMSS pode ajudar empresas, desde que forneça um quadro claro de quem visita um site, quando eles visitam e o que eles fazem lá.

Para pesquisadores médicos e funcionários públicos de saúde, a tendência em direção à digitalização de informação sobre saúde oferece oportunidades animadoras. Mais dados do que antes estarão disponíveis, alguns deles não podiam ser analisados, tal como anotações dos médicos e enfermeiras. O text mining SPSS pode ajudar pesquisadores e outros a descobrirem associações escondidas nestas novas fontes de dados, adicionando à exatidão de modelos preditivos atuais.

A Tecnologia como chave principal

Numerosos estudos mostram que empresas da área de saúde reconhecem que a tecnologia da informação melhora sua habilidade de operar mais eficientemente e fornecer a qualidade de cuidados requerida. O IDC projeta que os gastos mundiais com software pelas empresas de saúde terão uma taxa de crescimento em média de 5.9 % ao ano, alcançando $10.5 bilhões até 2008. (Fonte: “Worldwide IT Spending 2003-2008.” IDC, #31544, 2004.)

A DMSS está comprometida em continuamente dar suporte às empresas de saúde com as poderosas e flexíveis soluções de análises preditiva que elas precisam para missões vitalmente importantes.

A DMSS ajuda as empresas de saúde.
Nossos clientes acreditam em nós tanto pelo software inovador e confiável quanto pelo profundo c conhecimento da indústria.

Os produtos oferecidos pela DMSS são usados por:

> Cinco das sete maiores empresas de saúde dos EUA
> 14 dos 16 hospitais no U.S. News e World Report's 2005 “lista de honra”
> Mais de 300 hospitais no NHS Trust no Reino Unido
> AXA e BUPA, duas das principais seguradoras do Reino Unido
> Muitas agências de saúde do município, estado e federais, incluindo as áreas densamente povoadas
> Pesquisadores médicos de várias universidades e agências públicas de saúde, incluindo esses que conduzem pesquisa com genomas e outras terapias pioneiras
> Principais fundações e associações sem fins lucrativos

Aplicações - Saúde (PDF) - download

Gerenciar os Recursos para Fornecer o Cuidado Ideal

Mundialmente, a principal prioridade das empresas envolvidas com saúde é ter certeza de que o atendimento apropriado é fornecido onde e quando quer que seja necessário. Devido ao crescente interesse sobre os custos com saúde, há ênfase renovada em assegurar que ela seja fornecida eficientemente. No entanto, manter um nível alto de qualidade e proteger a saúde pública são prioridades fundamentais.

A DMSS tem uma longa história de fornecimento de suporte a empresas de saúde. Nossas soluções incluem ferramentas estatísticas, de data mining, text mining e web mining, inteligência de negócios, softwares de relatório e produtos para pesquisa. Usados separadamente ou juntas, elas permitem:

> Dar suporte a pesquisa médica
> Melhorar o gerenciamento das doenças
> Monitorar a qualidade do atendimento ao paciente
> Melhorar a eficiência operacional
> Manter a credibilidade
> Combater a fraude em saúde
> Proteger a saúde pública

As soluções DMSS são bem adaptadas às aplicações de saúde. Nossas soluções usam arquiteturas abertas, permitindo que os usuários acessem e analisem os dados de várias fontes e disponibilizem os resultados de várias maneiras. Elas são altamente escalonáveis e capazes de processar uma grande quantidade de dados gerados tipicamente por empresas de saúde.

Suporte a pesquisa médica

Pesquisas médicas geram grandes quantidades de dados. Pesquisadores e instituições envolvidos em pesquisas confiam nas soluções SPSS para eficientemente gerenciar a coleta, análise e relatório dos dados e então gastar mais tempo na pesquisa em si. O Dr. Eric Bremer do Children's Memorial Hospital de Chicago, por exemplo, usa uma solução de data mining da DMSS para analisar dados dos gênes e caracterizar tumores cerebrais pediátricos pelo tipo e estágio de desenvolvimento. O Dr. Bremer, além disso, usa a solução de text mining SPSS baseada na lingüística para filtrar, através da pesquisa na literatura médica, e eficientemente monitorar os novos desenvolvimentos. O objetivo dele é criar um banco de dados incluindo informações clínicas, patológicas e bioquímicas e torná-las disponíveis para os outros pesquisadores descobrirem o melhor tratamento para o câncer disponível.

Melhorar o gerenciamento de doenças

Ao prestar serviços na área de saúde, hospitais, clínicas e médicos utilizam tanto a expertise clínica individual como a melhor evidência externa disponível para guiar as recomendações nos tratamentos. As soluções DMSS ajudam este fornecedores da área de saúde a aumentar seu conhecimento sobre evidências relevantes e a capacidade de avaliar a força desta evidência, de modo que, em consulta com o paciente, eles possam escolher as opções de tratamento mais apropriadas.

Um estudo feito no Hospital NHS Trust de St. George em Londres é o típico de muitos que acreditam na eficácia dos tratamentos médicos. Usando o software oferecido pela DMSS, o estudo avaliou mais de 14,000 admissões no hospital num período de nove anos. Eles descobriram que havia um alto risco de mortalidade quando certos tipos de pacientes eram transferidos da unidade de terapia intensiva dos que eram mantidos lá por mais tempo. Isto ajudou o hospital a escolher opções de tratamento mais eficientes para seus pacientes e forneceu diretrizes para outros hospitais com populações de pacientes similares.

Além disso, as soluções DMSS dão às empresas privadas, agências do governo e seguradoras privadas, as ferramentas para identificar padrões no tratamento de paciente que sinalizam o objetivo final de novos tratamentos e terapias. Desta maneira, eles podem determinar quais associações terapêuticas melhoram os resultados do paciente e minimizam a necessidade de intervenções emergenciais caras.

Monitorar a qualidade, melhorar a eficiência

Além de ajudar os fornecedores a avaliar a eficiência do tratamento e manter altos níveis de qualidade no atendimento do paciente, o software SPSS também permite melhorar a eficiência operacional e ir de encontro aos requisitos da área, as ferramentas analíticas da DMSS fazem isto para os fornecedores negociarem contratos de pagamentos apropriados com as seguradoras e outras pagadoras, obter financiamentos para pesquisas e eficientemente ir de encontro às normas regulatórias.

Para cumprir com a legislação de controle de qualidade nos Países Baixos, por exemplo, o Hospital de Walcheren escolheu um conjunto de ferramentas de pesquisa da DMSS. Não somente fez com que melhorasse a eficiência da equipe em processar questionários do paciente, também descobriu, algumas necessidades desconhecidas dos pacientes.

Encaminhando rapidamente aquelas necessidades, o hospital melhorou a satisfação do paciente e foi de encontro aos requisitos regulatórios.

Um grande número de outros fornecedores de saúde usam as soluções de relatórios para monitorar a eficiência operacional de acordo com uma variedade de métricas.

Um grande número de outros fornecedores de saúde usam as soluções de relatórios para monitorar a eficiência operacional de acordo com uma variedade de métricas. Por exemplo, o Wesley Hospital Back Rehabilitation Centre, localizado em Queensland, Austrália, usa os produtos comercializados pela DMSS para monitorar a eficiência operacional. A cada ano, a facilidade de tratar mais de 60,000 pacientes que tinham feito cirurgias nas costas, sofrem episódios não resolvidos ou recorrentes de dor nas costas ou não são capazes de retornar ao trabalho. Isto combinado com os dados clínicos e operacionais criam indicadores chave de performance que são usados para eficientemente alocar auxiliares e outros recursos.

As soluções DMSS também ajudam empresas do setor privado, como as seguradoras de saúde, a melhorar a eficiência e obter a vantagem competitiva que ela precisa. A Highmark Blue Cross Blue Shield , que fornece seguro e serviços relacionados à saúde para milhões de membros da Pensilvania, usa produtos SPSS para identificar diferentes características dos clientes, planejar melhorias no serviço aos membros e comparar a taxa de penetração do produto por região. Isto permite que a seguradora identifique oportunidades que podem expandir o mercado significativamente.

As ferramentas de pesquisa oferecidas pela DMSS são utilizadas para monitorar a resposta tanto dentro da empresa quanto fora dela. Por exemplo, um hospital ou uma clínica pode seguir continuamente o apoio legislativo ou da comunidade para seus programas e iniciativas. O software SPSS também pode monitorar a satisfação e a lealdade dos pesquisadores e da equipe , fatores importantes no gerenciamento de valores do recursos humanos.

Combater a frade na área de saúde

É estimado que, apenas nos Estados Unidos, $500 bilhões podem ser gastos por ano em duplicatas, tratamentos desnecessários e declarações fraudulentas. Isto desvia claramente os recursos que deveriam estar disponíveis para tratamentos que os pacientes necessitam. Pagadores particulares e o estado, agências governamentais locais e federais têm um interesse vital para detectar e minimizar os efeitos de práticas desperdiçadas e fraudulentas.