No IBM SPSS Amos você especifica, estima e apresenta o seu modelo através de um diagrama intuitivo para mostrar as hipotéticas relações entre variáveis.

Confirme relações complexas

Com o Amos você pode construir rapidamente modelos explicativos de comportamentos e de atitudes que relevem realisticamente quaisquer relações existentes por mais complexas que sejam. O Amos permite analisar em simultâneo dados oriundos de populações diferentes, além de poder usa-lo para estudos longitudinais, análises de múltiplos grupos e análises de fiabilidade.

Interface

A utilização visual e interativa do Amos torna fácil a sua utilização e a sua aprendizagem. Com o interface Amos pode criar diagramas representativos da sua análise usando ferramentas de desenho em vez de escrever equações ou usar linguagem de comandos.

Modelos que melhor se ajustam aos seus necessidades

Utilize as técnicas de exploração do Amos para escolher o melhor modelo de entre um grande número de candidatos. Obtenha vantagens com investigações anteriores, usando as estimações Bayesianas para especificar distribuições previstas para os parâmetros.

Descubra relações desconhecidas com diagramas

Após ajustar o seu modelo, o diagrama Amos mostra a força das relações entre as variáveis. Por exemplo, ao trabalhar com dados relativos a um inquérito sobre condimentos pode assumir inicialmente que a variável ‘satisfação com o sabor’ é o melhor indicador sobre a lealdade à marca. Olhando para o diagrama podemos, contudo, descobrir que o melhor indicador é uma outra variável chamada de ‘dimensão do pacote comprado’.

Utilize o Amos para explorar os seus dados

São várias as áreas de aplicação do Amos nas suas investigações. Conheça alguma delas:

Psicologia – Desenvolver modelos para compreender como as terapias (sejam elas clínicas, com drogas ou com outras arte) afetam o temperamento.

Medicina e saúde – Confirmar quais das três variáveis – confiança, poupança ou conhecimento – melhor estima o comportamento do médico na prescrição de medicamentos genéricos.

Ciências Sociais – Estudar como o status sócioeconómico, a filiação numa organização ou outros determinantes influenciam as diferenças no modo de votação e na escolha política.

Educação – Avaliar os resultados de programas de formação para determinar o impacto na eficácia na sala de aula.

Estudos de mercado – Perceber como é o comportamento do consumidor e qual seu impacto nas vendas de novos produtos.

Investigação - Estudar como temas relacionadas com o trabalho afetam a satisfação no emprego.